Coreanos e japoneses pagam os preços mais altos do mundo por carne de bovino

Os mercados de carne de bovino da Coreia do Sul e do Japão são, actualmente, os mais caros do mundo. Os altos direitos aduaneiros, a moeda forte e os embargos à importação de carne dos Estados Unidos são os principais motivos.

De acordo com o Agrodigital, os direitos aduaneiros pagos pela carne de bovino na Coreia do Sul ascendem a 40 por cento e, neste momento, a carne norte-americana está completamente ausente do mercado devido ao embargo decretado pelo governo na sequência de preocupações relacionadas com a encefalopatia espongiforme bovina.

No Japão, os direitos aduaneiros chegam aos 38,5 por cento e, embora as importações de carne dos Estados Unidos não estejam proibidas, a verdade é que as medidas de controlo são tão rigorosas que entra apenas 1,4 por cento do volume de carne importado em 2003.

De acordo com dados da Federação dos Estados Unidos de Exportadores de Carne, o consumidor de Seoul chega a pagar 53 euros por quilograma de carne de bovino de qualidade e os japoneses desembolsam 36 euros por quilograma. O consumo de carne quebrou de 936 mil toneladas para 390 mil toneladas, no Japão, e de 794 mil para 305 mil toneladas, na Coreia do Sul.

Fonte: Agrodigital e Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …