OMC: Canadá questiona ajudas dos EUA à produção de milho

O Canadá requereu consultas com os Estados Unidos, no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), sobre os subsídios norte-americanos concedidos aos produtores de milho e sobre o volume total das ajudas à agricultura.

«Os Estados Unidos têm concedido subsídios aos seus produtores agrícolas que criam vantagens de mercado injustas», afirmou o ministro canadiano do Comércio Internacional, David Emerson. «Esperamos ver os EUA a cumprir as suas obrigações da OMC, particularmente dado que têm a oportunidade de o fazer quando reelaborarem a política agrícola este ano».

De acordo com a agência noticiosa Xinhua, o governo canadiano avançou que os subsídios dos Estados Unidos à produção de milho ascenderam, em média, a nove mil milhões de dólares anuais, nos últimos dois anos. Além disso, as ajudas à agricultura, incluindo aos sectores do milho e açúcar, distorcem o comércio internacional a níveis que desrespeitam os compromissos norte-americanos junto da OMC.

O Brasil, a Argentina e o México poderão unir-se à causa canadiana.

Os Estados Unidos foram responsáveis por 41 por cento da produção mundial de milho, na campanha 2005/2006, e por 68 por cento das exportações mundiais do cereal no mesmo período, conforme demonstram estatísticas da autoria do governo do Canadá.

Fonte: Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …