Consumo: ASAE apreende 330 toneladas de óleo de girassol e bloqueia outras 76

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu ontem em Portugal 330 toneladas de óleo de girassol ucraniano, potencialmente contaminado com óleo mineral, e bloqueou outras 76 toneladas que deverão ser apreendidas hoje.

Uma parte significativa das quantidades conhecidas do produto entrado no circuito comercial em Portugal já foi apreendida e suspensa a sua venda, assinala em comunicado aquela entidade.

A contaminação de óleo de girassol oriundo da Ucrânia foi reportada pela Rede Europeia de Alerta Rápido, tendo a ASAE informado sábado que uma pequena parte deste produto terá entrado no circuito comercial português através da aquisição directa no mercado espanhol.

Foram importadas de Espanha 438 toneladas de óleo contaminado, entre 10 de Março e 23 de Abril, informou ontem a ASAE.

Existem 32 toneladas de óleo de girassol referenciadas em armazenistas, que não estarão já disponíveis no retalho, uma vez que “os próprios operadores económicos estão a proceder voluntariamente à sua retirada”, refere o comunicado.

Isso mesmo será confirmado terça-feira pelas brigadas da ASAE que se encontram no terreno.

Complementarmente a estas diligências, a ASAE afirma ter recolhido “amostras significativas” de óleo de girassol das marcas disponíveis no mercado nacional, para proceder à respectiva análise no seu Laboratório de Segurança Alimentar.

Ainda esta semana, segundo a ASAE, são esperados resultados que deverão atestar “a boa qualidade do óleo de girassol” existente no mercado nacional.

Até serem conhecidos esses resultados, a ASAE recomenda “prudência” no consumo de óleo de girassol.

Reitera que o mesmo não representa um risco acrescido para a segurança e saúde dos consumidores, face ao baixo nível de contaminação até agora conhecido.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …