China: OMS Envia Equipa de Especialistas para Estudo de Casos Humanos da Gripe das Aves

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai enviar uma equipa de especialistas para a China no sentido de investigar as primeiras mortes humanas devidas à gripe das aves.

É já a segunda equipa científica que a organização envia para o país, desde que as autoridades chinesas anunciaram oficialmente, a 16 de Novembro, os primeiros casos humanos da doença. A data de envio da equipa não foi especificada, avança o Diário Digital.

Na quarta-feira, a China confirmou o terceiro caso humano de morte pela gripe das aves. Uma mulher de 35 anos morreu na mesma província onde uma outra mulher, de 24 anos, já havia morrido da infecção, a 10 de Novembro. Em Hunan, verificou-se um outro caso de gripe das aves em humanos numa criança de nove anos, mas o paciente recuperou.

A sua irmã, contudo, já havia morrido a 17 de Outubro. O caso dos dois irmãos foi o motivo de envio da primeira equipa da OMS, mas a falta de amostras adequadas à investigação impediu a confirmação da doença na menina de doze anos. Sabe-se de um professor de 36 anos que foi hospitalizado com sintomas da doença, mas as autoridades não chegaram a revelar os resultados das suas análises.

A China é já o quinto país asiático a registar casos humanos da gripe das aves. O Vietname, a Tailândia, a Indonésia e o Cambodja registaram, desde 2003, 131 casos, tendo-se verificado 68 mortes.

Fonte: Diário Digital

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …