China: Morreu Uma Menina com Sintomas da Gripe das Aves

Uma menina morreu com sintomas de gripe das aves na semana passada na província central de Hunan, onde quarta- feira foi confirmado um foco da doença, revelou hoje o diário South China Morning Post.

A confirmar-se, este será o primeiro caso de gripe das aves a infectar um humano na China.

He Yin, com 12 anos, e o seu irmão, com 10, ficaram doentes há cerca de uma semana depois de comer frango, indicou o pai da menina, He Tieguang, ao diário independente.

Os factos tiveram lugar na localidade de Wantang, onde quarta- feira foi confirmado o sétimo foco de gripe das aves na China este ano e o terceiro numa semana.

A menina faleceu depois de ter sido internada no Hospital Infantil da capital da província, Changsha.

O autor do artigo, o jornalista Chow Chung-Yan, assinalou que “de momento não existem provas que relacionem a morte da menina com o foco” do vírus letal H5N1 em Wantang e que os médicos disseram à família que a causa da morte foi a febre.

“Só sei que a minha filha está morta. Não me explicaram como morreu”, assinalou o pai da menina, em declarações ao diário chinês, explicando que alguns dos seus frangos morreram subitamente há mais de uma semana e que cozinhou alguns deles.

Um porta-voz do Ministério da Saúde chinês indicou hoje não ter recebido qualquer informação das autoridades locais sobre o caso.

“Pedimos informações ao ministério da Saúde sobre este caso e esperamos recebê-las ainda hoje”, afirmou a porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS) na China, Aphaluck Bhatiasevi.

A porta-voz não descartou a possibilidade de existirem casos de gripe das aves em seres humanos na China e sublinhou que, segundo as normas internacionais, o governo chinês tem de informar a OMS de qualquer caso relativo à doença, o que não aconteceu até agora.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …