Dois Casos de Gripe das Aves e Hong Kong Mata Todas as Aves

As autoridades de Hong Kong, onde em 1997 a gripe aviaria foi detectada pela primeira vez em humanos, anunciaram a morte de todas as aves da Região Administrativa Especial caso sejam confirmados localmente dois casos da doença.

Como medida preventiva, as autoridades de saúde de Hong Kong já determinaram o retomar da medição da temperatura corporal em todos os seus postos de fronteiras terrestres.

Para além disso, as autoridades garantiram que confirmados que sejam dois casos de gripe das aves em animais em Hong Kong, todas as aves vivas nas quintas e mercados serão abatidas para evitar a propagação da doença.

A reacção das autoridades de Hong Kong é agora muito mais rápida e determinada do que o foi em 2003, aquando da pneumonia atípica, que provocou a morte a quase 300 pessoas na antiga colónia britânica.

Os receios de que a gripe das aves se espalhe no continente chinês, afectando Hong Kong, levou as autoridades da região a admitir a possibilidade de encerrar as fronteiras com a China, caso o continente seja afectado por um surto ou epidemia.

Para 08 de Novembro, Hong Kong tem já marcado um simulacro em larga escala em todos os hospitais públicos e determinou a suspensão imediata da importação de aves de zonas afectadas pela doença.

Por outro lado, as autoridades de saúde da antiga colónia britânica aconselham a população a reforçar medidas de higiene, principalmente quando está em causa o contacto com aves vivas, a cozinhar bem os alimentos, a evitar locais com fraca ventilação e a consultar imediatamente um médico caso sinta sintomas da doença.

O perigo da gripe das aves na Ásia é reforçado com o hábito de adquirir aves ainda vivas nos mercados, que são abatidas após escolhidas pelos consumidores, e ainda pela forma como são cozinhados os alimentos.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …