Bruxelas Financia Promoção do Vinho da Madeira no Estrangeiro

A Comissão Europeia vai financiar diversos programas de promoção de produtos agrícolas comunitários em países fora da União, incluindo do Vinho da Madeira nos Estados Unidos, Canadá, Brasil e Japão, foi hoje anunciado em Bruxelas.

Segundo um comunicado do executivo comunitário, o programa de divulgação do Vinho da Madeira, apresentado pelo Instituto do Vinho da Madeira, representa um investimento de 1,4 milhões de euros durante três anos, metade dos quais serão comparticipados por Bruxelas.

Ao todo, foram aprovados oito programas de promoção e informação, que representam um investimento total de 8,2 milhões de euros, apresentados pela Itália, França, Grécia e Portugal e que têm como alvo os Estados Unidos, Canadá, Rússia, Ucrânia, Austrália, Japão, China, Índia, Brasil, Noruega e Suíça.

Os produtos agrícolas abrangidos são o vinho, frutas e legumes (cenouras, kiwi, maçãs, laranjas), frutos secos, azeitonas, queijos, azeite e arroz, considerados de “qualidade” pela Comissão Europeia.

As campanhas de promoção incluem acções de relações públicas, publicidade, participação em feiras ou campanhas de informação sobre os produtos de origem e indicação geográfica protegida que sublinhem “as vantagens dos produtos comunitários como a qualidade, a higiene, a segurança, a qualidade nutritiva, a etiquetagem, o bem estar dos animais e o respeito pelo ambiente”, de acordo com o comunicado.

A União Europeia pode financiar até 50 por cento das acções de informação e promoção dos produtos agrícolas e alimentares nos países terceiros e os Estados-membros podem candidatar os seus programas a esta ajuda até 30 de Junho de cada ano.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …