Agricultura É a Prinicpal Ameaça para os Recursos Hídricos Mundiais

As Nações Unidas publicaram um relatório segundo o qual a utilização excessiva de água na agricultura é a principal ameaça ambiental para os recursos hídricos do mundo. Os danos causados pela actividade agrícola deverão piorar até 2020.

A “Avaliação Global das Águas Internacionais”, um documento compilado por cerca de 1500 especialistas, apontou também a pesca como o principal problema dos oceanos e previu a ocorrência mais frequente de conflitos, à medida que a disponibilidade de água diminui.

«Decréscimos nas correntes dos rios, aumento da salinidade dos estuários, perda de espécies de peixes e plantas aquáticas e reduções nos sedimentos costeiros deverão agravar-se, em muitas áreas do globo, até 2020», cita a Reuters. «Estes intensificarão as perdas em terrenos agrícolas, a insegurança alimentar e os danos na actividade piscatória, a par de aumentos na malnutrição e doenças».

De acordo com o relatório, muitos dos actuais problemas poderiam ser resolvidos simplesmente com melhor planeamento. Muitas vezes, bastaria apenas que determinadas culturas agrícolas se circunscrevessem a regiões onde não é necessária uma vasta irrigação. As Nações Unidas destacaram também que a solução não passa pela construção de mais barragens ou poços mais profundos.

Fonte: Reuters e Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …