Brasil: Governo multa multinacional por cultivo de transgénico em área proibida

O governo brasileiro multou em um milhão de reais (383 mil euros) a multinacional suíça Syngenta Seeds por experiências com sementes geneticamente modificadas em um campo próximo a uma área de preservação, foi hoje divulgado.

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Syngenta estaria desrespeitando a Lei de Biossegurança e colocando em risco o ecossistema.

O campo experimental de trangénicos da Syngenta encontra-se a apenas seis quilómetros do Parque Nacional do Iguaçu, no Estado do Paraná, Sul do Brasil, sendo que, por lei, as experiências com organismos geneticamente modificados não podem ser feitas a menos de 10 quilómetros de uma área de preservação.

A empresa tem 20 dias para recorrer da decisão do Ibama.

O campo da Syngenta Seeds foi ocupado na semana passada por centenas de manifestantes do movimento Via Campesina que protestavam contra o cultivo de soja transgénica perto do Parque Nacional do Iguaçu.

Os fiscais ambientais detectaram também outras 12 propriedades rurais próximas ao parque com culturas transgénicas, que deverão ser igualmente embargadas e multadas esta semana.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …