Banco Mundial financia vacinas

O Banco Mundial está em vias de concluir um plano de ajuda aos países atingidos ou ameaçados de serem afectados pela epidemia da gripe das aves, prevendo-se que possa desbloquear entre 300 milhões e 500 milhões de dólares, segundo anunciou a instituição.

O BM está em vias de colocar em funcionamento o seu próprio mecanismo de financiamento, o qual “poderá chegar aos 500 milhões de dólares”, para ajudar os países na fase inicial de luta contra a gripe das aves, declarou o chefe da delegação da instituição à conferência mundial de Genebra sobre a pandemia, que se inicia amanhã, Jim Adams.

“Possuimos os recursos financeiros para agir rapidamente”, sublinhou Jim Adams, citado num comunicado publicado antes da sua partida para a cidade suíça onde está sediada a Organização Mundial de Saúde.

O Banco Mundial poderá ainda suportar financeiramente os programas nacionais de países atingidos pela epidemia de gripe das aves “em complemento dos meios governamentais para colocar no terreno programas de vacinação e de abate selectivo de animais”, acrescentou o mesmo responsável.

O plano de ajuda do BM deverá ser discutido na conferência de Genebra e submetido à aprovação do Conselho de Administração da instituição financeira pouco depois dos trabalhos daquela reunião.

O mecanismo de financiamento, semelhante ao concebido para os programas de luta contra a SIDA em África, deverá permitir aos países mais desfavorecidos o acesso imediato a dádivas e a taxas mais vantajosas por parte do braço financeiro do BM, a Agência para o Desenvolvimento Internacional, segundo explicou Jim Adams.

Recorde-se que na Ásia o vírus H5N1 já infectou pelo menos 123 pessoas, causando a morte de 63.

Fonte: JN

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …