Banco Alimentar reuniu 39 toneladas de alimentos no Algarve

O Banco Alimentar contra a Fome conseguiu recolher em território algarvio cerca de 39 toneladas de alimentos. A quantidade recolhida representa um aumento de 60 por cento por comparação com a campanha que decorreu no mês de Maio naquela região.

O Banco Alimentar aproveitou o início de férias de muitos portugueses e turistas estrangeiros para levar a cabo a recolha excepcional. Os donativos, que incluem 16 toneladas de leite, vão ser distribuídos por sete dezenas de instituições de solidariedade social.

“Recolhemos 39.158 quilos de alimentos, dos quais 16.890 quilos em leite, que era exactamente aquilo que pretendíamos”, disse à Antena 1 o director do Banco Alimentar de Faro, Nuno Alves.

“Houve um cidadão anónimo português que, no concelho de Olhão, entendeu dar mil euros em leite, o que deu cerca de tonelada e meia de leite”, adiantou ainda o responsável.

Em declarações à Agência Lusa, Maria Teresa Cavaleiro, do Banco Alimentar contra a Fome do Algarve, indicou que em 2007 o número de instituições de solidariedade social que recorriam ao Banco Alimentar ascendia a 20. Este ano, o número mais do que triplicou.

“As instituições ajudam cada vez mais famílias que têm muitas dívidas para pagar e já não conseguem fazer face às despesas mensais”, disse Maria Teresa Cavaleiro. “Com a crise económica, os pedidos de ajuda aumentaram muito do ano passado para este ano”.

O Banco Alimentar dirigiu os seus apelos não só a residentes, mas sobretudo aos turistas.

Embora tenha decorrido num único dia e em metade das superfícies comerciais relativamente a Maio, a campanha viu o volume de alimentos recolhidos crescer em cerca de 60 por cento.

Fonte: RTP

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …