Açores: Produção de leite cai 1%

A produção leiteira dos Açores caiu um por cento durante o ano agrícola 2010/11, que terminou em Março, ficando novamente abaixo da quota atribuída à região pela União Europeia, revelam dados oficiais do Serviço Regional de Estatística.

Os produtores açorianos, entre Março de 2010 e Março de 2011, entregaram nas fábricas cerca de 534 milhões de litros de leite, quando o limite máximo de produção fixado para o arquipélago pelo regime comunitário de quotas ascende a 550 milhões de litros.

Para o presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, a quebra registada na produção leiteira açoriana no último ano surge como consequência de uma “degradação dos rendimentos das explorações”, resultante da combinação de uma baixa nos preços do leite e do agravamento dos custos dos encargos com combustíveis e rações.

Os dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores indicam que em S. Miguel, ilha que concentra mais de metade da produção de leite dos Açores, se registou no primeiro trimestre deste ano uma redução no volume de leite entregue nas fábricas de 82,1 milhões para 81,6 milhões de litros. Na Terceira, que ocupa a segunda posição, verificou-se um recuo de 35,4 milhões para 34,8 milhões de litros.

A indústria de lacticínios é a de tem maior peso na economia regional, além de ser o maior exportador do arquipélago.

Fonte: Correio da Manhã

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …