Agricultura Biológica

Agricultura Biológica

Razões para consumir produtos de Agricultura Biológica

Razões para consumir produtos de Agricultura Biológica Valor nutritivo Cultivados em solos equilibrados por fertilizantes naturais, os alimentos biológicos são capazes de melhor qualidade quanto ao teor em vitaminas, minerais, hidratos de carbono e proteínas, são capazes de saciar graças ao equilíbrio dos seus constituintes. Biodiversidade A diminuição da diversidade …

Ler Mais »

O que é a Agricultura Biológica?

O que é a Agricultura Biológica? «A Agricultura Biológica é um sistema de produção holístico, que promove e melhora a saúde do ecossistema agrícola, ao fomentar a biodiversidade, os ciclos biológicos e a actividade biológica do solo. Privilegia o uso de boas práticas de gestão da exploração agrícola, em lugar …

Ler Mais »

Procedimentos Necessários para ser Operador em Agricultura Biológica

Procedimentos Necessários para ser Operador em Agricultura Biológica. e Deveres Gerais dos Operadores As entidades que pretendam vir a ser operadores (produtores, transformadores, armazenistas, importadores, subcontratantes, subcontratados e certos comerciantes) devem: informar-se sobre a regulamentação em vigor, aconselhando-se de preferência junto de associações reconhecidas ou de empresas ou técnicos qualificados …

Ler Mais »

Quais são os Produtos da Agricultura Biológica?

Quais são os Produtos da Agricultura Biológica? Nos termos da legislação europeia, designam-se por produtos da Agricultura Biológica os produtos vegetais (“comestíveis” ou não, como as flores, as fibras de algodão, de cânhamo ou de linho, as ervas usadas para fins terapêuticos, a cortiça, etc) e os produtos destinados à …

Ler Mais »

A Notificação como Operador em Agricultura Biológica

A Notificação como Operador em Agricultura Biológica Nos termos da regulamentação europeia, todos os operadores que produzam, preparem, armazenem ou importem de um país terceiro ou que comercializem (em certos casos)  produtos que ostentem ou que sejam destinados a ostentar indicações referentes ao modo de produção biológico, devem notificar a …

Ler Mais »

Modo de Produção Biológico

Modo de Produção Biológico No âmbito da agricultura europeia tem vindo crescentemente a impor-se o Modo de Produção Biológico de produtos vegetais e animais. O Modo de Produção Biológico responde positivamente quer às exigências dos consumidores quer à preservação do meio ambiente e da biodiversidade, respeitando profundamente o saber fazer …

Ler Mais »

As Causas

As causas Como consequência da necessidade de intensificar profundamente a produção agrícola, após a ocorrência das guerras ocorridas na 1ª metade do século XX, a Europa depara-se nos anos 80 com uma situação profundamente difícil. De facto: os consumidores que  inicialmente apenas exigiam “alimentos”, com o passar dos anos começam …

Ler Mais »