Vitacress consegue dar a volta à seca que assola o país

A Vitacress, líder europeu na produção de agrião, rucula, saladas de folhas tenras e especialidades vegetais prontas a consumir, não está a sofrer as consequências da falta de chuva em Portugal, apesar de estar instalada em Odemira, região de seca extrema.

A Vitacress tem cerca de 320 hectares que são irrigados pela água da Barragem de Santa Clara, e que regam todas as culturas produzidas nesta região, como o espinafre, espinafre vermelho, rucola, rucola selvagem, alfaces, ervas aromáticas (salsa, coentro e hortelã) e batatas primor.

A técnica da rega utilizada pela empresa é a da microaspersão, que implica um débito de água controlado e constante. Todas as semanas a Vitacress faz testes de rega, precisamente para verificar que todos os micro aspersores estão a debitar e a funcionar correctamente.

A periodicidade da rega é ditada pelo sistema “Enviroscan”, que é composto por quatro sensores e um computador que agrega as leituras dos níveis de humidade do solo. A partir desta informação, produz um gráfico que indica a quantidade de água a aplicar.

Para David Russell, Director-Geral da Vitacress “o nosso investimento em tecnologia e na investigação científica serve exactamente para proteger os recursos naturais que são a base e a “substância” crítica do nosso negócio. Procuramos assim durante todo o ano ter as melhores práticas para que mesmo sem a ajuda da natureza consigamos manter os nossos níveis de produção e qualidade”.

Fonte: Portal Alimentar

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …