Vinhos do Alentejo: Quebra de Produção Atinge os 30% devido à Seca

A produção de vinho no Alentejo totaliza este ano cerca de 60 milhões de litros, o que representa uma quebra de 30 por cento face a 2004, disse hoje o presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

Em declarações à Agência Lusa, Joaquim Madeira explicou que as causas do decréscimo da produção de vinho no Alentejo residem, sobretudo, na seca que fustigou a região alentejana ao longo do ano.

De acordo com o responsável, os viticultores mais afectados foram os do Baixo Alentejo, por ter sido a zona onde se registou mais calor.

Joaquim Madeira garantiu, contudo, que a qualidade do vinho não foi afectada.

“Já há vinho feito e capaz de se poder avaliar a sua qualidade”, assegurou o presidente da CVRA.

A produção de vinho no Alentejo atingiu, na campanha de 2004, os 80 milhões de litros.

A área de vinha no Alentejo ocupa actualmente cerca de 21 mil hectares, de que resulta, segundo dados da CVRA, a produção de 10 a 11 por cento do vinho do país.

Em termos do mercado nacional de vinho de qualidade engarrafado, com Denominação de Origem Controlada (DOC) ou Vinho Regional, o Alentejo representa uma cota de 47 por cento.

Ao nível do país, a produção de vinho deverá cair este ano um quinto (20 por cento) face a 2004, ficando nos 5.765 mil hectolitros, a quantidade mais baixa desde 1999, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com as previsões agrícolas de 30 de Setembro do INE, a produção de vinho vai descer 17 por cento face à média do último quinquénio.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …