Vinho: Herdade do Meio reforça capital com entrada de Investalentejo

A Herdade do Meio, do empresário João Pombo, recebeu um reforço de capital, com a entrada da Investalentejo, participada da Sonae SGPS, para permitir o desenvolvimento pretendido que passa por exportar 90 por cento da produção.

João Pombo avançou hoje à agência Lusa que a Investalentejo ficou com 66,67 por cento da João Pombo, sociedade unipessoal lda, cujo capital é de 1.125.500 euros e com uma actividade principalmente focada na produção de vinho.

“O aumento de capital teve como objectivo dar à empresa os meios financeiros adequados para sustentar o desenvolvimento pretendido”, explicou.

Dos planos de João Pombo faz parte a aposta na exportação dos seus vinhos, até chegar a 80 a 90 por cento do total da produção, através do aumento da presença em mercados europeus, como os países escandinavos, Suécia ou Finlândia, mas também com a entrada em novos mercados.

Rússia, Polónia, Bulgária e Hungria são alguns dos países que começam a interessar-se por vários produtos estrangeiros, como o vinho, e a Herdade do Meio pretende marcar presença.

Actualmente, as vendas a outros países, como Brasil, China, Bélgica, Holanda ou Suíça, não ultrapassam oito a 10 por cento da produção.

Para concretizar as suas metas, a Herdade do Meio investe em marketing, na participação de feiras, em colaboração com a Viniportugal ou o Icep, um montante que no próximo ano será de cerca de 300 mil euros.

Até agora o negócio “tem corrido bem” e a facturação da Herdade do Meio passou de 350 mil euros em 2004 para os cerca de 900 mil euros esperados para este ano.

A quantidade de uva transformada, que é não só produzida na área da herdade, mas também comprada a outros agricultores, cresceu de 305 toneladas em 2003 para 670 toneladas no ano passado.

Para 2005, a previsão de João Pombo aponta para a quase duplicação da quantidade de uva laborada, ao atingir 1.200 toneladas.

Os vinhos da Herdade do Meio já receberam diversos prémios, como a “Talha de Bronze”, atribuído pela Confraria dos Enófilos do Alentejo, “Medalha de Prata”, no concurso mundial de vinhos de Bruxelas.

Os vinhos de João Pombo dividem-se entre as marcas Outeiro da Águia (o primeiro foi um tinto de 2003) e a Herdade do Meio, tendo lançado igualmente um espumante.

Em Novembro, foi lançado o Outeiro da Águia tinto 2004.

Além do vinho, com “máxima qualidade a um preço adequado”, a Herdade do Meio dedica-se à produção de azeite, à criação de porco preto e ao enoturismo, actividades que vão desenvolver-se a par com a produção vinícola.

A Investalentejo é detida a 49 por cento pela Sonae SGPS, estando o restante capital na posse do grupo Gescartão.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …