Vinho da Madeira em Prova na Embaixada de Portugal em Londres

O Instituto do Vinho Madeira, em colaboração com exportadores de vinhos da Região e o ICEP, promove terça-feira uma prova especial desta produção madeirense na embaixada de Portugal em Londres, foi hoje divulgado.

Segundo um comunicado hoje distribuído, no Funchal, pelo Instituto do Vinho Madeira, esta iniciativa representa o envolvimento das embaixadas de Portugal no desenvolvimento dos mercados dos produtos de exportação.

Para a prova foram convidadas quinhentas personalidades de diversos sectores, entre os quais jornalistas de revistas de especialidade, entusiastas de vinhos de clubes e distribuidores.

Estarão à prova neste importante mercado de exportação 43 vinhos Madeira, desde produções com três anos até exemplares com mais de cem anos, como é o caso de um Malvasia de 1897, representando a qualidade, história e tradição vitivinícola madeirense.

De acordo com o comunicado, em 2004, o mercado inglês surgiu em terceiro lugar na lista dos principais importadores estrangeiros de Vinho Madeira, depois do francês, representando 10,77 por cento do total comercializado (386.429 litros) e 13,36 por cento do rendimento bruto produzido, no valor de 1.990.051,53 euros.

O instituto acrescenta que o Reino Unido importa sobretudo Vinho Madeira de três anos (64,80 por cento), predominantemente o Madeira Doce (58,08 por cento).

Das castas denominadas nobres (Malvasia, Boal, Verdelho e Sercial) a primeira é que representa a maior fatia do mercado enviado para a Inglaterra, com 8.920,50 litros exportados em 2004.

Nesta prova de vinhos estarão ainda, além de todos os exportadores desta produção da Região, os responsáveis do Instituto do Vinho Madeira, Paulo Rodrigues e Conceição Fernandes, e o embaixador de Portugal na Inglaterra, Fernando Andersen Guimarães.

Idêntica prova de degustação teve lugar em 2003 na embaixada portuguesa em Paris.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …