Vários países exigem rotulagem de origem obrigatória

Vários países do sul da UE, incluindo Espanha (e Portugal), pediram a rotulagem obrigatória para indicar o local onde o leite foi produzido em produtos como o queijo ou a manteiga, entre outras medidas para resolver a crise vivida pelo sector, segundo informaram fontes comunitárias.

O Grupo de Alto Nível da UE sobre o sector lácteo, composto por peritos dos vinte-e-sete, prosseguiu os seus trabalhos esta semana com discussões sobre a rotulagem, a investigação e o desenvolvimento.

Um dos assuntos discutidos foi a ideia de desenvolver um sistema de rotulagem para indicar a origem do leite ou o seu local de transformação, tanto a nível nacional, regional ou comunitário e da conveniência que fosse obrigatório ou voluntário.

Segundo aquelas fontes, os países do Sul da Europa são favoráveis à implementação desse tipo de menção com caracter obrigatório, enquanto, por outro lado, os países do Norte se mostraram muito relutantes em relação a esse tipo de marcação.

Na verdade, alguns já têm iniciativas para melhorar o monitoramento da origem do leite, como é o caso de Espanha, onde se ampliou a possibilidade de utilizar, de uma forma voluntária, o logotipo da letra Q.

Mas não há um consenso sobre a rotulagem obrigatória de leite, sendo por isso previsível que no final, as conclusões do Grupo de Trabalho da EU, possuam uma declaração vaga sobre o assunto e não se consiga redigir uma forte recomendação a Bruxelas.

Por outro lado, o Grupo de Alto Nível debateu a necessidade de investir em investigação e desenvolvimento para melhorar a competitividade do sector lácteo europeu.

O Grupo de Alto Nível reunirá novamente em 26 de -maio e 15 de Junho, sendo que na reunião agendada para o próximo mês está já prevista a discussão de um projecto de relatório final contendo as conclusões de todas as discussões dos especialistas.

O Comissário Europeu da Agricultura, Dacian Ciolos, levará em conta as recomendações do Grupo para a elaboração das propostas que pretende apresentar propostas antes do final do ano, com medidas para o sector leiteiro.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …