Um terço dos infectados com gripe A vem de Espanha

Cerca de um terço das pessoas infectadas com o vírus da gripe A em Portugal até à data veio de Espanha, país onde a evolução da doença está a ser seguida com atenção pelas autoridades nacionais.

A notícia faz manchete na edição desta sexta-feira do jornal Público, que cita como fonte o subdirector-geral da Saúde, José Robalo, na mesma semana em que uma equipa da Direcção-Geral da Saúde (DGS) esteve em Espanha e outra foi ao Reino Unido justamente para trocar informações e observar aquilo que tem sido feito nestes países que se encontram já numa fase de disseminação da doença na comunidade.

Em Espanha, registaram-se até à data seis mortes (para um total estimado de mais de 1500 casos) e no Reino Unido 30 mortes (mais de 110 mil infectados).

Estes países deixaram, de resto, de contabilizar o número de novos doentes, ao contrário do que acontece em Portugal, que continua a apresentar uma estatística diária porque os casos ainda são na sua maior parte importados (só 10 por cento são pessoas que se infectaram no país).

Ontem, foram anunciados sete novos casos (o que faz ascender a 272 o total desde Maio), mas apenas três doentes permaneciam internados.

Fonte: Diário Digital

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …