UE Só Altera Tarifa da Banana na OMC

A Comissão Europeia decidiu manter a actual tarifa alfandegária imposta às importações de banana da América Latina. O objectivo é negociar alterações no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC) e não em acordos bilaterais.

As negociações da OMC para a liberalização mundial do comércio encontram-se, neste momento, paralisadas, fruto da falta de acordo entre os países participantes, particularmente ao nível da eliminação de subsídios agrícolas e de tarifas alfandegárias.

A comissária da Agricultura, Mariann Fischer Boel, esteve reunida, na passada sexta-feira, com o ministro do Comércio norueguês, Johannes Store, que é o mediador para a supervisão do funcionamento do novo sistema alfandegário da União Europeia. Estiveram no encontro representantes do Equador, Colômbia, Costa Rica e Guatemala.

Na tentativa de solucionar a controvérsia a propósito da banana, no âmbito da qual os países da América Latina exigem tarifas alfandegárias mais baixas, Fischer Boel considerou que a «melhor solução» é avançar com as negociações dentro da OMC. A União Europeia manterá, por isso, a tarifa de 176 euros por tonelada de banana.

O novo sistema alfandegário da União Europeia, entrou em vigor em Janeiro deste ano. Suprimiram-se quotas, de forma a que a única restrição que continua a refrear as importações de banana é, precisamente, a tarifa de 176 euros.

Fonte: Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …