UE: Quebra na produção de cereais diminuiu existências

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos publicou um relatório no qual avalia o mercado de cereais da União Europeia, concluindo que a redução das existências, este ano, ocorreu devido a uma menor produção.

Este factor, associado a uma menor oferta internacional de cereais, resultou na subida dos preços para os níveis mais altos dos últimos dez anos. Esta situação obrigou a Comissão Europeia a manter uma política de revenda dos cereais de intervenção para o mercado interno, com o objectivo de conter os preços e limitar as exportações.

Em consequência desta política, as existências já sofreram reduções substanciais, noticia o Agrodigital, particularmente o trigo e a cevada. Acresce que não se prevêem ofertas importantes à intervenção, nesta campanha, precisamente devido aos altos preços.

Mesmo neste contexto, espera-se que a União Europeia proceda a significativas exportações de trigo, devido aos preços atractivos do mercado mundial e a uma menor concorrência da parte de outros países, especialmente da Austrália.

Fonte: Agrodigital e Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …