UE / Pescas: Bruxelas e Mauritânia negociam novo acordo que abrange quatro navios portugueses

A Comissão Europeia e a Mauritânia iniciaram um novo acordo de pescas que irá vigorar durante seis anos e abrange cerca de 200 navios da União Europeia, quatro dos quais portugueses, foi hoje anunciado em Bruxelas.

Ao abrigo de um protocolo que abrange um período de dois anos e pode ser renovado duas vezes, os pesqueiros da União Europeia (UE) podem capturar crustáceos, principalmente camarão, pescada, atum e cefalópodes, entre outras espécies.

O novo acordo, tendo em conta relatórios científicos, reduz os totais admissíveis de capturas de espécies sensíveis, como os cefalópodes e atum, e irá contribuir para a dinamização da economia mauritana, uma vez que alguns navios poderão acostar em portos do país.

A UE irá ainda contribuir com 86 milhões de euros/ano, verba que representa 32 por cento do rendimento nacional da Mauritânia.

Segundo disse à Lusa fonte do Ministério da Agricultura, no primeiro trimestre de 2008 estão a operar quatro navios portugueses nas águas daquele país africano, estando ainda cinco das nove licenças de pesca por utilizar.

Para além de Portugal, pescam nas águas da Mauritânia a Espanha, Itália, França, Grécia, Holanda, Lituânia e Letónia.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …