UE avança com PAC e medidas para o leite

As discussões sobre a reforma da Política Agrícola Comum (PAC) e as medidas para melhorar a situação do sector leiteiro estão incluídas entre as prioridades da União Europeia em matéria de agricultura para 2011.

As instituições da UE continuarão a discutir sobre o futuro da PAC após 2014 (ano em que termina o actual orçamento da UE), mas a negociação da reforma não ficará concluída antes de 2012.

Para este semestre, está previsto que o Conselho de Ministros da UE (que representa os governos dos 27) e o Parlamento Europeu progridam nas conclusões sobre as primeiras propostas da Comissão Europeia sobre a revisão da PAC.

Em Julho, a Comissão vai anunciar os textos legislativos para as negociações da reforma, que não será concluída antes de 2012. As propostas que estão em cima da mesa são ainda muito abertas, pois não incluem os valores do orçamento.

O projecto revelado pela Comissão Europeia propõe alterar os subsídios actuais através de uma nova repartição das ajudas, que beneficiará os agricultores e produtores que cumpram determinados “serviços” ambientais.

Por outro lado, os vinte-e-sete avançarão nas propostas que Bruxelas apresentou para melhorar a situação do mercado do leite, principalmente a possibilidade dos agricultores se unirem para negociar colectivamente os preços e reforçar a sua posição face às indústrias.

Hungria vai assumir a presidência rotativa da UE no semestre em curso, a que se sucederá a Polónia durante o segundo semestre de 2011. A presidência húngara “está disposta a impulsionar o debate sobre as principais orientações da PAC, sendo que o objectivo é desenvolver uma política que proteja os produtores, promover o consenso entre os países e que os cidadãos europeus esteja consciente dos seus verdadeiros valores”, segundo o texto com as prioridades para o semestre.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …