UE Aumenta Restituições à Exportação de Carne de Aves em 10 a 20%

O Comité de Gestão da Carne de Aves e Ovos, reunido no passado dia 17 de Maio, decidiu aumentar as restituições à exportação de carne de aves em dez a 20 por cento. Foram, também, estudadas novas medidas de apoio ao sector.

Estas decisões comunitárias enquadram-se na modificação da organização comum de mercado da carne de aves e dos ovos, que foi aprovada em Conselho de Ministros da União Europeia, a 25 de Abril. O objectivo é dotar os estados-membros de ferramentas para lidar com a crise mercado causada pelo mediatismo da gripe das aves.

Um total de 13 países já anunciaram a sua intenção de adoptar as novas medidas de apoio ao sector da carne de aves e a Comissão Europeia já se mostrou favorável a canalizar ajudas para mitigar os efeitos da redução da produção, avança o Agrodigital.

No que se refere a ajudas para gerir os excedentes armazenados pelos sectores produtores, o Comité de Gestão não chegou a acordo sobre o destino dos mesmos, pelo que a decisão sobre esta matéria foi adiada para a próxima reunião do organismo, agendada para o mês de Junho.

Avaliou-se, também, a situação do mercado da carne de frango na União Europeia, tendo-se verificado uma significativa subida nos preços de referência nos vários estados-membros. Neste contexto, o Comité concluiu que a crise do mercado poderá estar em vias de se resolver.

Fonte: Agrodigital e Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …