UE: 11,5ME para Bulgária e Roménia para o combate a doenças animais

O Comité Permanente para a Cadeia Alimentar e Sanidade Animal aprovou a proposta da Comissão Europeia que prevê a atribuição de cerca de 11,5 milhões de euros à Bulgária e Roménia para a erradicação e controlo de doenças animais em 2007.

O co-financiamento comunitário vai abranger vários programas de sanidade animal já submetidos pelos dois países à Comissão Europeia, tendo como principal objectivo a preservação da sanidade animal e da saúde pública.

A peste porcina clássica, por exemplo, é actualmente endémica na Roménia, tendo-se registado, só este ano, mais de 500 casos. A adesão do país à União Europeia significa um aumento do risco de propagação da doença a outros estados-membros, razão pela qual a Comissão Europeia quer ver a doença erradicada o mais rapidamente possível.

Em comunicado, o executivo comunitário adiantou que deverá pagar cem por cento dos custos da aquisição de vacinas contra a peste porcina clássica, na Roménia.

Outra doença que a Comissão Europeia destacou é a raiva que, na Europa Ocidental já foi erradicada. No entanto na Europa de Leste a doença ainda se encontra nalgumas regiões, incluindo na Bulgária e na Roménia. Por isso, serão atribuídos 1,63 milhões de euros para a erradicação da doença, que deverão ser aplicados na testagem e vacinação dos animais selvagens responsáveis pela sua propagação.

Outras doenças serão também contempladas com fundos comunitários para vigilância, controlo e erradicação, como é o caso da gripe das aves, da salmonela e encefalopatias espongiformes transmissíveis.

Esta decisão da Comissão deverá ser adoptada formalmente dentro das próximas semanas.

Fonte: CE e Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …