Tetra Pak quer duplicar taxa de reciclagem global até 2020

A Tetra Pak comprometeu-se a manter as emissões de CO2 previstas para o final de 2020 aos níveis de 2010 e, em simultâneo, duplicar a sua taxa mundial de reciclagem de embalagens de cartão para bebidas no final da década, segundo informações da própria empresa.

Assim, a empresa explicou que esses são os principais objectivos do seu programa ambiental a dez anos, desenhado para “oferecer embalagens sustentáveis, utilizando apenas matérias-primas renováveis, com o mínimo impacto ambiental e zero desperdícios”.

Nesse sentido, explicou que para manter as emissões de CO2 nos níveis de 2010 é necessária uma redução das emissões equivalente a 40 por cento. Também detalhou o desafio se estende a toda cadeia de valor, o que significa que os fornecedores serão obrigados a cumprir os objectivos acordados e que colaborará com os seus clientes para que reduzam as suas próprias emissões.

Quanto à reciclagem, a Tetra Pak advertiu que se o objectivo for cumprido, em 2020 cem mil milhões de embalagens usadas serão recicladas, o que será alcançado através da “participação activa em toda a cadeia de desenvolvimento de tecnologia e de uma recolha eficiente, através de sistemas de triagem e de uma maior participação dos cidadãos”.

Para além disso, a empresa anunciou que pretende aumentar para 100 por cento a utilização de cartão certificado pelo Forest Stewardship Council (FSC), com a intenção de atingir 50 por cento já em 2012.

Nesse sentido, a empresa também observou que pretende produzir embalagens que utilizem, na sua totalidade, materiais renováveis, de modo que, entre outras acções, assinou um acordo com o produtor brasileiro de polietileno verde, a Braskem, para lançar em 2011, sistemas de abertura contendo polímeros renováveis fabricados a partir de cana-de-açúcar.

Por último, lembrou que nos últimos cinco anos, as suas emissões de CO2 diminuíram 12,9 por cento, enquanto a produção cresceu mais de 23 por cento, o equivalente a uma redução relativa de mais de 30 por cento.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …