Argentina: 26% da colheita de soja dirigida para produção de biocombustível

Na campanha de 2009/2010, a produção de soja foi de 55 milhões de toneladas, das quais 36 milhões foram a moagem, segundo dados avançados pela Bolsa de Cereais de Buenos Aires

Do total de volume, cerca de 14 milhões de toneladas foram utilizadas para a produção de 2,6 milhões de toneladas de biocombustível, um valor que corresponde ao dobro da produção registada em 2009. Do biocombustível obtido em 2010, 40 por cento foi destinado ao mercado interno e o resto para a exportação, de acordo com uma informação da CREA, Consórcios Regionais de Investigação Agrícola.

Estes valores de produção de biocombustivel cresceram cerca de 2.250 por cento desde 2006 e para 2011 estima-se uma capacidade instalada para mais de três milhões de toneladas. Argentina conta com as maiores plantações do mundo, com uma média de 108 mil toneladas frente às 89 mil da media europeia e 70 mil do Brasil.

A indústria de combustíveis na Argentina está em constante crescimento e em 2011 atinge o terceiro lugar do ranking mundial de capacidade instalada, depois da Alemanha e da Espanha.

No processo industrial de biocombustível, uma tonelada de soja produz cerca de 20 por cento de óleo e 80 por cento de farinha em moagem. De uma tonelada de óleo é possível fabricar a mesma quantidade de biocombustível, pelo que são necessárias cinco toneladas de soja para obter uma tonelada deste combustível

Fonte: Agrodigital e Confagri

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …