Terra Sã Lisboa 2005

Maior feira do país dedicada à Alimentação, Agricultura Biológica e Ambiente

Promover os produtos biológicos e divulgar os seus benefícios, incrementando o encontro de agentes do sector, o debate e a troca de experiências, são os objectivos da Terra Sã 2005, que abre portas sexta-feira, 25, em Lisboa.

É o maior evento nacional consagrado à Agricultura Biológica, Alimentação e Ambiente, que este ano, pela primeira vez, tem lugar na Doca de Alcântara, em Lisboa

Reunir os agentes do sector em torno de uma iniciativa que vem sendo dinamizada pela Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (AGROBIO), há quase duas décadas, com o intuito de “promover e dinamizar a saúde dos ecossistemas agrícola e urbano”, é seguramente um dos objectivos da AGROBIO.

Outro dos objectivos continua a ser a aposta do certame numa oferta variada e rica. Já na sua 18º edição, a Terra Sã continua assim a apostar na divulgação dos atributos distintivos da qualidade dos produtos biológicos e pretende centrar, este ano, a mensagem na Alimentação Biológica.

A par de oferecer ao público visitante Provas de Degustação variada de produtos biológicos, entre Vinhos, Sumos, Azeite, Doces e Frutas, conta ainda com a Apresentação de uma nova linha de Espumantes — os Espumantes Biológicos —, e a Apresentação de uma nova e variada gama de Carne Biológica.

Acolhendo, pela primeira vez em Lisboa, a participação de três Restaurantes com diversos Menus Ecológicos, a Terra Sã Lisboa 2005 abraça, uma vez mais, o desafio da qualidade e diversidade gastronómica, com base também em outros produtos biológicos, entre hortaliças, fruta, carnes, queijos, enchidos, pão, azeite, ovos, vinhos, compota, leite e ervas aromáticas. Espera-se servir cerca de 3000 refeições, com preços a partir de 4 Euros por refeição.

Outra aposta ainda da Terra Sã 2005 é na área da Reflexão e do Debate. A par das Jornadas Técnicas, onde serão debatidos temas como a Agricultura Biológica em Espanha e Portugal, os Transgénicos, a qualidade alimentar e os modos de produção, será também realizada uma Conferência subordinada ao tema “A Agricultura Biológica – Comercialização” que contará com a presença de representantes de Portugal, Espanha e França. A Conferência destinada a alavancar o sector da Comercialização, terá lugar às 17h00 do dia 26 de Novembro e contará com cerca de noventa participantes, entre agricultores, produtores, técnicos do sector e Associações. Esperam-se novidades.

Promover o debate entre os organismos ligado ao ambiente e as escolas, lançando campanhas de sensibilização para os jovens, continua também a ser outro dos intuitos do certame.

Ao longo de uma área de cerca de 3000 m2, vão estar representados produtores, agricultores, transformadores, distribuidores, empresas de factores de produção, organismos de certificação e entidades ligadas à preservação do ambiente. A par destes expositores, associam-se ainda outras propostas: higiene, cosmética, vestuário biológico, brinquedos, produtos para o lar e artesanato ecológico, entre outros.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …