Suinicultura: Nova descarga na Ribeira dos Milagres

A Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres denunciou, na passada sexta-feira, uma nova descarga poluente naquela linha de água, no concelho de Leiria.

Os sinais da poluição foram detectados ao início da manhã, muitas horas depois da descarga poluente ter ocorrido, o que deve ter acontecido ao início da noite do dia anterior. É pratica corrente os suinicultores fazerem despejos nas linhas de água quando existem sinais de chuva como sucedeu quinta-feira à noite.

A GNR terá enviado uma equipa aos Milagres para apurar as circunstâncias de mais esta descarga, mas os dados recolhidos não foram conclusivos para a identificação dos responsáveis.

A Ribeira dos Milagres é palco regular de despejos de efluentes suinícolas de várias explorações da região, situação que se espera fique resolvida no âmbito do projecto de despoluição da bacia hidrográfica do rio Lis.

Para tentar limitar os danos ambientais, está a ser preparado um “processo simplificado” para regularização das explorações e as descargas nesta fase intermédia, seja por despejo em meio hídrico ou espalhamento em terrenos agrícolas como adubo.

O processo de saneamento das suiniculturas na região Oeste deverá estar concluído dentro de dois anos, após a entrada em funcionamento da primeira Estação de Tratamento de Águas (ETAR) do Oeste.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …