Sistema de Gestão de Embalagens Agrícolas Arranca em Julho

O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Florestas, Rui Gonçalves, anunciou, ontem, a entrada em funcionamento do Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura (SIGERU), que vai começar a recolher embalagens em Julho.

O sistema está licenciado até 2011 e pretende substituir os agricultores na responsabilidade de armazenar as embalagens agrícolas. Até agora, a lei impunha que fossem os próprios produtores a desempenhar este papel, mas, como muitos não a cumpriam, foram desenhadas novas regras.

A criação do SIGERU deverá resolver o problema, protegendo, conforme avança o Jornal de Notícias, o solo, a água, os animais e as pessoas.

Os resíduos recolhidos serão enviados para processadores para incineração ou tratamento químico, estando também prevista a possibilidade de exportação no caso de não ser possível proceder ao tratamento dentro do país.

O financiamento do SIGERU fica a cargo dos embaladores e de outras entidades responsáveis pela comercialização de embalagens agrícolas. Este ano, serão obrigados a pagar 336 euros por cada tonelada de embalagens, independentemente do material que as componha.

Fonte: Jornal de Notícias

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …