Serra da Estrela: Cogumelos Valiosos Vendidos 5 Vezes Abaixo do Valor Final

Na serra da Estrela, vendem-se toneladas de cogumelos valiosos que as populações serranas ainda não aproveitam completamente. Os preços actuais chegam a ser cinco vezes inferiores ao valor final do produto.

De acordo com a engenheira de recursos naturais do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), Sofia Oliveira, são várias dezenas de toneladas de boletos que se comercializam anualmente sem que os vendedores conheçam o seu verdadeiro valor.

«É a espécie mais proveitosa em termos económicos, porque pode produzir-se em larga escala, aguenta-se muito bem para o transporte, conserva e integração na culinária», explicou a responsável.

No entanto, as pessoas não aproveitam estas espécies, porque «a informação que têm é que estes cogumelos são venenosos e servem apenas para medicamentos. Então eles apanham-nos e vendem-nos a um preço mísero. Depois, estes boletos vão para Espanha, França e Itália para serem servidos nos melhores restaurantes ou voltam para Portugal custando quatro ou cinco vezes mais», cita o Jornal de Notícias.

Para Sofia Oliveira, trata-se, portanto, de «uma riqueza por explorar». A engenheira adiantou que, «este ano, não foi muito bom em termos micológicos, porque choveu muito pouco, mas o quilo pode custar 15 euros, enquanto há dois anos estava a 13».

As estimativas do PNSE apontam para centenas de milhares de euros gerados por produtos micológicos. «Nós sabemos que esses produtos valem muito mais e queremos contribuir para que esse valor possa ficar cá. Para isso é que estamos a tentar criar as zonas de protecção micológica», revelou o director do parque, Fernando Matos.

Fonte: JN

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …