Segurança Alimentar: Investigador Português Integra Autoridade Europeia

O director da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, Xavier Malcata, foi seleccionado para o painel científico da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar, tornando-se o único português neste órgão, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Universidade Católica Portuguesa (UCP) adianta que Xavier Malcata foi seleccionado para o painel científico dos Aditivos Alimentares da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA), órgão máximo a nível europeu que coordena as agências nacionais de segurança alimentar de todos os estados-membros da União Europeia.

Segundo salienta a nota da UCP, a escolha de Xavier Malcata resultou de um “rigoroso processo de selecção” – coordenado por cientistas da EFSA e revisto por um comité externo – entre as quase 900 candidaturas de investigadores europeu s existentes.

Entre os 191 novos membros dos vários painéis científicos da EFSA – que sã o renovados a cada três anos – Xavier Malcata é o único português.

De acordo com a Universidade Católica, para além do investigador português , integram o painel de Aditivos Alimentares três peritos da França, dois da Dinamarca, três do Reino Unido, quatro da Itália, três da Alemanha, dois da Holanda e um da Irlanda, da Bélgica e de Espanha.

“A UCP confirma assim o seu posicionamento na linha da frente europeia no que se refere à segurança alimentar, na sequência da liderança que tem vindo a assumir em Portugal ao longo dos últimos anos”, sustenta a instituição de ensino.

Entre os principais resultados obtidos, a Católica destaca o estatuto de Laboratório Associado de Estado para a Análise de Risco Alimentar e a selecção como Centro de Excelência para o Sector Agro-alimentar.

Autor de mais de 230 publicações em revistas científicas internacionais, X avier Malcata é, nos ‘rankings’ mundiais do Institute for Scientific Information , um dos investigadores mais citados nos últimos dez anos.

A nível mundial, surge na 15ª posição em termos de número de publicações e m revistas internacionais na área de Agricultural Sciences e na 50ª posição em termos de número de citações na literatura internacional.

Em ambos os casos, é o primeiro português nos referidos ‘rankings’.

Xavier Malcata é professor catedrático da UCP, com doutoramento pela Universidade de Wisconsin, ocupando a área da biotecnologia alimentar lugar de destaque no seu ‘curriculum’.

Em 2003, foi eleito presidente da Sociedade Portuguesa de Biotecnologia e, mais recentemente, coordenador do Colégio de Engenharia Química da Região Norte da Ordem dos Engenheiros.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …