Sector do Vinho do Porto Quer Descongelamento de Verbas para Promoção

O sector do vinho do Porto reclama o descongelamento de verbas dos saldos de exercício da Comissão Interprofissional da Região Demarcada do Douro e de taxas sobre produtos vínicos. O objectivo é conseguir verbas para a promoção internacional do produto.

O Governo dispõe de cativos no Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP). São cerca de 3,5 milhões de euros resultantes de receitas de produção e do comércio no sector. O Conselho Interpsofissional reclamou, agora, a utilização da verba num plano estratégico para a região, faltando-lhe apenas a aprovação da Secretaria de Estado da Agricultura.

O director do IVDP, Jorge Monteiro, explicou que «o acordo relativo à promoção, com a Associação de Empresas, data de 1998. Ficou estabelecida uma verba de 1,5 milhões de euros para promoção anual, o que tem vindo a ser feito», cita o Jornal de Notícias.

O responsável acrescentou que, «graças a verbas comunitárias e do Orçamento de Estado, têm sido gastos no total 2,1 milhões em vez dos 1,5 previstos, sem esquecer meio milhão na promoção dos vinhos do Douro, que não é nossa obrigação».

Isabel Marrana, da Associação de Empresas do Vinho do Porto, afirmou que «essas verbas têm de ser disponibilizadas para a promoção dos vinhos do Porto e Douro. Esse dinheiro é da região, existe no orçamento do IVDP e só falta um despacho da Secretaria de Estado, onde a questão está pendente há vários meses».

O objectivo é aumentar essa verba para a promoção, porque os 1,5 milhões de euros não são suficientes para uma promoção mundial. Além disso, para Isabel Marrana, o IVDP não pode ser tratado como se recebesse verbas do Orçamento de Estado, porque isso não acontece e a situação está a prejudicar o sector.

Fonte: JN

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …