Brasil Anuncia Verba de Emergência para Combate à Febre Aftosa

O Governo brasileiro anunciou ontem a liberação de uma verba de emergência para o combate a um foco de febre aftosa descoberto nesta semana na região centro-oeste do país.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, avançou que serão liberados 3,5 milhões de reais (1,3 milhões de euros) para o combate à doença no Estado do Mato Grosso do Sul.

O ministro reuniu-se quarta-feira com autoridades sanitárias na cidade de Eldorado, próximo da fronteira com o Paraguai, onde centenas de animais já foram abatidos desde a descoberta da doença.

Depois da divulgação do foco de febre aftosa no Brasil, cerca de 32 países já anunciaram a suspensão da importação de carne da região atingida pela doença.

Para além dos 25 países da União Europeia, Rússia, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Israel e África do Sul também anunciaram a suspensão da importação do produto do Brasil.

Os produtores brasileiros de carne projectam uma redução de cerca de 60 por cento nas exportações de carne bovina para os países comunitários neste ano.

Uma missão técnica do Governo brasileiro embarcou hoje para Bruxelas, onde se reunirá nos próximos dias com o Comité de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da UE.

O objectivo do encontro é apresentar às autoridades europeias as medidas adoptadas pelo Governo brasileiro para combater a doença bovina.

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de carne bovina, com um rebanho de cerca de 195 milhões, sendo 25 milhões (12,8 por cento) no Estado de Mato Grosso do Sul.

O Brasil exportou cerca de dois milhões de toneladas de carne bovina em 2004, num total de dois mil milhões de euros, segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …