Seca: Volume de água nas albufeiras continua a subir

Os volumes de água armazenados nas principais albufeiras do país subiram ligeiramente na primeira quinzena de Dezembro, com destaque para a bacia do Douro, que teve um aumento significativo e começa a aproximar-se da média.

O último relatório da Comissão para a Seca 2005, relativo ao período de 1 a 15 de Dezembro indica, no entanto, que as medidas de contenção de consumo para salvaguardar o abastecimento urbano a partir de albufeiras com fins múltiplos permanecerão em vigor até ao final de 2006.

A Comissão está a ultimar um relatório de balanço da situação vivida este ano, com os custos associados à seca, intervenção das diferentes entidades e medidas a tomar no futuro, que deverá ser apresentado em meados de Janeiro, disse à Lusa fonte do Ministério do Ambiente.

A situação de seca com intensidade fraca a moderada mantém-se em 83% do território, tendo sofrido um agravamento de 2% relativamente à quinzena anterior.

Em termos de qualidade da água, o relatório refere que não foram detectadas alterações significativas nas regiões Norte, Centro e Alentejo, tendo sido registada uma melhoria global na região de Lisboa e Vale do Tejo.

As operações de abastecimento de reservatórios com auto-tanques diminuíram nesta quinzena, mas ainda assim 15 municípios continuam a recorrer aos bombeiros em algumas localidades, uma situação que afecta mais de oito mil pessoas.

A redução nos períodos de abastecimento atinge mais de 11 mil pessoas em cinco municípios: Alcácer do Sal, Porto de Mós, Sátão, Vieira do Minho e Vila Pouca de Aguiar.

Fonte: Diário Digital

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …