Seca na Rússia inflaciona leite em pó

O mercado da proteína esteve durante meses em baixa, no entanto parece que agora terá chegado o momento da sua recuperação. No último leilão da Fonterra, o leite em pó desnatado alcançou um preço de 3.229 euros por tonelada para entregas entre Novembro e Maio, cotação, 16,6 por cento mais alta do que a registada em Julho.

O incremento dos preços pode dever-se à seca na Rússia, que levou a uma forte diminuição da produção leiteira interna. A Rússia é já, tradicionalmente, um grande importador de leite em pó desnatado, tendo comprado no exterior, durante 2009, um pouco mais de 100 mil toneladas daquele produto, de acordo com informações divulgadas pelo Dairy Council britânico.

No mercado comunitário foram entretanto vendidas 1.700 toneladas de Llte em pó desnatado proveniente dos armazéns da intervenção, as primeiras quantidades vendidas desde que a intervenção reabriu em 2009, a um preço que oscilou entre 2.110 e 2.130 euros por tonelada. Por outro lado, desde Maio último saíram dos armazéns da intervenção outras 33 mil toneladas de leite em pó desnatado para utilização nos prohramas de ajuda aos mais carenciados.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …