Seca: Cabo Verde Pode Ajudar Portugal a Combater Falta de Água

O ministro do Ambiente português, Francisco Nunes Correia, disse ontem à Agência Lusa que Cabo Verde pode vir a ajudar Portugal a solucionar o problema da falta de água com origem na seca prolongada.

Devido à escassez natural de água, Cabo Verde, ao longo das últimas décadas, tem construído dezenas de estações de produção de água potável através da dessalinização da água do mar, pelo método da osmose inversa, adquirindo uma vasta experiência nesta área.

Essa é a razão apontada por Nunes Correia, que está a realizar uma visita oficial de 24 horas a Cabo verde, para que a experiência cabo-verdiana possa ser aplicada na solução do problema da falta de água em Portugal, que atravessa um período crítico devido ao prolongamento da seca.

O governante português, questionado pela Lusa momentos antes de se reunir com o ministro da Economia, Crescimento e Competitividade cabo-verdiano, João Pereira da Silva, justificou a possibilidade da ajuda do arquipélago lembrando que Cabo Verde “é um dos países do mundo com maior experiência na produção de água potável através da dessalinização de água do mar”.

“Não tenho dúvidas que a dessalinização é uma solução interessante onde existe grande pressão de necessidade de água e também não tenho dúvidas que Cabo Verde é um dos países do mundo onde essa solução está mais desenvolvida”, sublinhou.

Perante este cenário, complementou Francisco Nunes Correia, “a resposta (à questão da Lusa sobre a possibilidade de Portugal se apoiar na experiência cabo-verdiana de produção de água através da dessalinização) é afirmativa”.

“A experiência de Cabo Verde é relevante não só para Portugal como também a nível internacional, por ser um dos países que mais tem aplicado essa solução”, complementou o governante português.

O encontro de Nunes Correia com João Pereira da Silva, surge pela via da tutela da Águas de Portugal (AdP), empresa que detém uma importante parte do capital da Electra, a empresa distribuidora de água e electricidade no arquipélago.

Nunes Correia disse ainda que o encontro com João Pereira da Silva é uma oportunidade para trocar impressões sobre o sector.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …