Douro: níveis de contaminação 122 vezes superior ao permitido

O hidrobiólogo Adriano Bordalo e Sá, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, do Porto, afirmou quinta-feira que as águas do Douro apresentam níveis de contaminação 122 vezes superior ao permitido pela legislação nacional e comunitária.

«É um valor gigantesco e de alto risco para quem utiliza aquelas águas, nomeadamente como zona balnear», disse o hidrobiólogo, que se referia ao troço do rio entre a barra do Douro e Crestuma.

Adriano Bordalo e Sá, que falava na Maia no Fórum «Ambiente no Grande Porto», integrado na elaboração do Plano Estratégico de Ambiente da região, lamentou, sobretudo, «o não retorno» do «fortíssimo investimento» na construção de sete estações de tratamento de águas residuais (ETAR), que se encontram já a drenar para o Rio Douro.

«Se houvesse uma rubrica no Guinness sobre o número de ETAR por quilómetro linear, o estuário do Douro certamente ocuparia um dos primeiros lugares», disse Bordalo e Sá, criticando o facto do grosso do investimento ter sido feito na sua construção, descurando-se «a ligação da sanita dos munícipes à ETAR», através da rede de saneamento.

Segundo o especialista, «as sete ETAR estão a trabalhar a um terço da sua capacidade, porque o esgoto não chega lá» e «se não chega lá vai para as fossas sépticas e, consequentemente, para a linha de água mais próxima».

«Entre a barra e a zona de Crestuma existem muitas linhas de água extremamente poluídas», disse, apontando como a zona «mais crítica» em termos de poluição das águas, o percurso urbano entre o Freixo e a barra.

Contudo, segundo os estudos coordenados por este hidrobiólogo, a situação começou a melhorar a partir de 2004.

«A partir de 2004 começou a haver sinais de inversão, mas isto não me alegra nada porque 122 vezes superior ao permitido é um valor gigantesco e de alto risco», frisou.

Fonte: Diário Digital

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …