Sabonetes de mel e azeite atraem consumidores

A aceitação dos sabonetes de mel e azeite virgem junto dos consumidores suplantou as expectativas da Associação de Apicultores do Parque Natural de Montesinho, detentora da marca. A produção não chega para as encomendas, numa feira de produtos biológicos realizada recentemente em Lisboa, vendeu-se todo o stoque disponível, cerca de sete mil unidades.

O cheiro a mel associado às características hidratantes do azeite, fazem daquele sabonete um produto muito agradável.

Trata-se de um recurso associado à produção de mel ainda pouco explorado, mas tudo indica poder ser no futuro um bom investimento e uma mais- valia para o aproveitamento de produtos sucedâneos do mel e da cera. No entanto, o presidente daquela associação diz ser preciso ter calma e agir com cautela porque, apesar de serem detentores da marca e do conhecimento de fabrico, é um investimento grande e difícil de suportar pelo agrupamento sem apoios. “Exigiria que o capital ficasse parado até conseguir rentabilidade”, referiu Manuel Gonçalves. Daí a associação preferir agir com cautela “para ver até onde vai a capacidade”, afirmou.

A produção de velas decorativas é outra actividade com interesse crescente. As encomendas estão a aumentar, pelo que, a associação vai incrementar a produção em 2006.

O escoamento do mel de Montesinho está a atravessar uma fase de crescimento, a venda do produto com marca própria aumentou 50 por cento.

O sector tem vindo a profissionalizar-se, o número de profissionais aumentou e actualmente são já 30 os que se dedicam em exclusivo à apicultura.

Fonte: JN

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …