Reino Unido: produtos da Cadbury suspeitos da propagação de salmonelas

Produtos com chocolate do grupo Cadbury Schweppes surgem como a causa mais provável de uma propagação de salmonelas na Grã-Bretanha, entre Março e Junho, considerou sexta-feira um grupo de peritos da Agência de Protecção da Saúde.

«Depois de ter examinado cuidadosamente os elementos disponíveis, a equipa de controlo de salmonelas concluiu que o consumo de produtos fabricados pela Cadbury Schweppes é a explicação mais plausível para este surto da doença», refere a Agência, em comunicado.

De acordo com a mesma fonte, 37 dos 56 casos registados da doença estão ligados aos produtos daquele grupo.

A 23 de Junho, a Cadbury anunciou a retirada do mercado britânico de mais de um milhão dos seus produtos com chocolate, por receio de contaminação com salmonelas numa das suas fábricas.

A Cadbury informou também o Sistema de Alerta Rápido para a Alimentação, em Bruxelas, para que os 25 países membros da União Europeia fossem avisados.

Fonte ligada à Autoridade de Segurança Alimentar, em Portugal, disse à agência Lusa que o aviso foi recebido em Lisboa e que se fizeram imediatamente diligências para apurar se algum produto suspeito chegara ao País, constatando-se que nenhum fora enviado para Portugal.

No Reino Unido, os casos de infecção baixaram nitidamente depois da recolha de produtos, notaram hoje os peritos.

Um porta-voz da Agência de Protecção da Saúde observou que o número de casos registados na Inglaterra e no País de Gales, desde Março, é equivalente ao constatado geralmente durante um ano inteiro.

«A distribuição geográfica de casos sugere que a epidemia foi causada por um produto distribuído à escala nacional», refere a agência.

A Cadbury, num comunicado distribuído hoje, disse-se «desolada por saber que pessoas ficaram doentes». Repetiu que mudou de procedimentos por considerar «essencial o desejo dos consumidores de uma alimentação livre de riscos».

«Todos os produtos que revelem o mínimo indício de salmonelas serão destruídos», garantiu o grupo.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …