Produção de cereais na UE poderá aumentar 2,4% segundo o COPA-COGECA

O COPA-COGECA, organização que agrupa agricultores e cooperativas da UE, apresentou na passada sexta-feira a sua primeira estimativa de colheita para a campanha de comercialização 2011/12, prevendo uma produção na UE-27 de 6,5 milhões de toneladas acima da produzido na campanha anterior. Estima una produção total de cereais na UE-27 de 282,13 milhões de toneladas (+2,4%).

A produção estimada de trigo mole eleva-se a 129,7 milhões de toneladas, o que supõe um aumento de 2,7% em relação à campanha anterior. O aumento de produção de 3,45 milhões de toneladas seria consequência da melhoria dos rendimentos, já que a superfície semeada se reduziu em 0,4%.

Quanto à produção de trigo duro, deverá ser inferior em 311.000 toneladas, menos (-3,6%) até 8,3 milhões de toneladas. A menor produção será consequência da redução da superfície semeada que terá diminuído em 4,3%.

A produção prevista de cevada aumentará ligeiramente (+0,6%) até às 53,41 milhões de toneladas. Melhores rendimentos poderão compensar a redução da superfície cultivada.

O milho será o cereal em que se espera o maior aumento percentual de produção, com um aumento de 6,9% até 59,1 milhões de toneladas. Para os restantes cereais estima-se que produzam mais 3,8 milhões de toneladas nesta campanha em consequência de uma maior superfície semeada, já que os rendimentos devem ser mais baixos.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …