Produção de carne de porco diminui na Europa do Leste

Nos países do Leste da Europa, a produção de porcos tem vindo a diminuir devido aos elevados preços das rações e à concorrência exterior que pratica preços mais baixos.

Segundo os dados do centro alemão de análises de mercado e preços (ZPM), a subida de preços dos cereais tem mais impacto nos países da Europa do Leste que nos do Oeste, tendo em conta que o custo da alimentação animal tem maiores reflexos nos custos de produção nos primeiros, para além dos países do Oeste europeu deterem métodos de produção mais eficientes.

Os últimos recenseamentos de Dezembro revelam uma redução de 10 por cento no número de reprodutores na Polónia, Hungria e República Checa, com a Polónia a recensear em 2007 menos de um milhão de animais em relação a 2006, a República Checa a registar 24 mil em 2007, menos 11 por cento comparativamente a 2006 , à semelhança da Hungria.

Na Roménia e na Bulgária os censos de Dezembro foram três e 15 por cento inferiores em relação a 2006, respectivamente.

A produção de carne de porco nestes países apenas cobre cerca de 60 a 80 por cento da procura interna, à excepção da Polónia e da Hungria.

Segundo as estimativas da ZPM, cita o Agrodigital, os novos Estados-membros terão que importar em 2008 cerca de um milhão de toneladas de carne de porco, um papel de subministradorr que caberá em grande parte à Alemanha, sem esquecer o Brasil, que também quer competir com os restantes países produtores da União Europeia.

Fonte: Agrodigital e Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …