Preços internacionais sobem ligeiramente

O indicador do nível de preços do leite no mercado mundial, calculado pela Rede Internacional de Comparação de Explorações Lácteas, mostra que em Outubro a situação se manteve estável face a Setembro.

O indicador aumentou 0,5 por cento, para os 42,6 dólares por 100 quilos de leite. No entanto, se avaliado em euros, o indicador perdeu cerca de seis por cento, devido à valorização do euro face ao dólar duranteo mês de Outubro, atingindo os 30,6 euros por 100 quilos de leite.

Este indicador é calculado em função dos preços – FOB – de exportação do leite em pó desnatado (SMP) e da manteiga da Oceânia. Em Outubro as cotações desceram para o leite em pó desnatado, mas esta redução foi compensada com a subida do preço da manteiga.

O Indicador é construído a partir da seguinte equação:
(preço da manteiga – custos de produção)/coeficiente técnico da manteiga + (preço do SMP – custos de produção)/coeficiente técnico do SMP, sendo que os produtos são standardizados, no caso da manteiga a 82% de gordura e no do SMP a 1,5% de gordura e com um teor proteico igual ou superior a 34%.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …