Preço do leite diminuiu ligeiramente em Fevereiro

Os preços do leite pagos ao produtor desceram 0,34 por cento, na média da União Europeia, em Fevereiro face ao mês anterior. Em Espanha, a quebra foi de 0,9 por cento, segundo as últimas estatísticas da Comissão Europeia.
O leite foi vendido na origem em Espanha a 29,42 cêntimos por litro em Fevereiro, comparado com 29,71 cêntimos registados no mês de Janeiro. Além disso, o preço em Fevereiro, em Espanha, representa um declínio de nove por cento em relação ao preço verificado no mesmo mês de 2009.

Em relação à média da UE, o preço do leite na origem atingiu 28,97 cêntimos por litro em Fevereiro, em comparação com 29,07 em Janeiro. O preço médio do leite apresentou, em Fevereiro, um aumento de 1,15 por cento na média dos 27 países da EU, relativamente ao mesmo mês de 2009.

As estatísticas comunitárias mostram que os preços permaneceram inalterados na Alemanha, o principal produtor comunitário, enquanto os preços em França caíram quatro por cento em Fevereiro.

Quanto ao preço da manteiga, em Espanha, no passado dia 4 de Abril, a cotação situava-se nos 2.550 euros por tonelada.

Quanto aos stocks de produtos lácteos em armazéns públicos, como resultado da intervenção, a UE tem um total de 75.895 toneladas de manteiga, de que a Espanha guarda 9.335 toneladas; no caso do leite em pó, esse volume eleva-se a 257.222 toneladas para a UE e 1.382 toneladas para a Espanha.

A UE tem ainda 24.812 toneladas de manteiga no âmbito do sistema de armazenagem privada, das quais 332 toneladas estão em Espanha. De acordo com estatísticas da Comissão Europeia, os preços médios da manteiga na UE (3,82 dólares ou 2,8 euros por quilo) estão acima dos registados nos EUA (3,2 dólares ou 2,4 euros por quilo) e excedem ligeiramente os da Oceânia (US 3,8 dólares ou 2,8 euros por quilo).

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …