Portugueses com mais despesas correntes fazem menos compras grandes

Os portugueses estão a canalizar cada vez mais dinheiro para as despesas correntes, como as que têm com a casa, os combustíveis e a alimentação, e a fazer cada vez menos grandes compras, como as de automóveis e electrodomésticos.

O consumo privado foi a componente que mais contribuiu para a desaceleração da procura interna, no segundo trimestre deste ano, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Na verdade, o consumo privado passou de uma variação homóloga de 2,1% no 1º trimestre de 2008 para 1,1% no trimestre seguinte.

Este comportamento foi determinado pela componente de bens duradouros (automóveis e outros), que registou uma diminuição em termos homólogos (-6,1%) no 2º trimestre de 2008. No trimestre anterior a variação homóloga desta componente tinha sido de 3,5% em termos reais.

«De notar que este resultado poderá estar influenciado pela alteração, a partir do mês de Julho, da taxa normal do IVA de 21% para 20%, o que poderá ter conduzido no 2º trimestre de 2008 ao adiamento da aquisição deste tipo de bens», alerta o INE.

Em contrapartida, as despesas de consumo final das famílias em bens de consumo não duradouro (alimentar e corrente) e em serviços aumentaram 2,1% em volume no 2º trimestre de 2008 face a igual período do ano anterior, mais 0,2 p.p. que o registado no trimestre precedente.

Fonte: Agência Financeira IOL

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …