Portugal Pode Ceder Água do Alqueva a Espanha

O ministro do Ambiente equacionou, ontem, a possibilidade de ceder água a Espanha, através da barragem do Alqueva. O pedido partiu dos espanhóis, no âmbito da Convenção de Albufeira.

«A quantidade de água em causa é muito pouca e é perfeitamente possível a partir do Alqueva prestar esse apoio que os espanhóis nos pedem», explicou Francisco Nunes Correia. O assunto deverá ser debatido hoje na primeira reunião das partes da Convenção de Albufeira, que já esteve marcada para segunda-feira, mas foi adiada pela ministra do Ambiente espanhola.

O governante adiantou que o que foi pedido por Espanha «não é para o abastecimento público, mas sim para algum regadio», cita o “Correio da Manhã”, adiantando que a cedência de água não se enquadra em 2005 ou em 2006. «A disponibilização nunca será imediata, porque é preciso fazer obras. A água não é para abastecimento municipal e nem sequer tem nada a ver com a seca», disse Nunes Correia.

O primeiro-ministro, José Sócrates, apoia a hipótese avançada pelo ministro do Ambiente, declarando que, «numa primeira análise que podemos fazer junto dos nossos serviços e consultando a empresa que gere o Alqueva, chegou-se à conclusão que isso parece absolutamente possível de um ponto de vista técnico, desde que, evidentemente, com os agricultores espanhóis sejam praticadas as mesmas condições que são praticadas com os agricultores portugueses».

Fonte: Correio da Manhã

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …