Gripe das Aves: Três Novos Focos Detectados na Rússia

Três novos surtos de gripe das aves apareceram na Rússia, na região de Novossibirsk (Sibéria), onde na semana passada foram detectados numa aldeia os primeiros casos da doença.

“Os inquéritos feitos pelo centro de controlo sanitário dos animais mostrou que o vírus da gripe das aves circula em aviários da região de Novossibirsk, nomeadamente nos distritos de Dovolnoe, Kupino e Tchistoozernoe”, declarou à agência Interfax o chefe do serviço federal de Vigilância Veterinária, Serguei Dankvert.

Os primeiros casos desta doença foram detectados na semana passada num aviário da aldeia de Suzdalka, também na região de Novossibirsk.

A aldeia foi entretanto colocada em quarentena, precisou Dankvert.

“Em caso de desenvolvimento da situação, as medidas de quarentena poderão ser alargadas”, acrescentou o responsável, garantindo que foram tomadas todas as medidas necessárias para impedir a propagação da doença.

Precisou que, em poucos dias, morreram mais de 500 aves na região de Novossibirsk, ou seja quase duas vezes mais do que o número anunciado na quinta-feira na aldeia de Suzdalka.

Acrescentou que seriam realizadas análises suplementares já esta semana, nomeadamente no Instituto de Controlo Veterinário de Moscovo.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …