Perder peso sem dramas

Pouco importa a alguns homens que a gordura acumulada na barriga balance quando correm em direcção às ondas. E há mulheres a quem a ideia de mostrar as coxas com celulite não tira o sono. Mas nesta altura do ano, com o Verão e a praia à porta, são mais os que correm aos ginásios e aos consultórios dos nutricionistas em busca da fórmula para um corpo perfeito. Num sítio e no outro vão dizer-lhes que não há milagres, mas com dedicação, tempo e algum dinheiro é possível perder uns quilitos até que cheguem as férias. Para o médico nutricionista e professor na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, Fernando Carvalho, esta é mesmo uma “excelente oportunidade” para tomar a decisão de perder peso modificando hábitos alimentares errados.

A informação sobre alimentação equilibrada é abundante, mas, mesmo assim, ainda há quem pense que para emagrecer é preciso fechar a boca. Nada mais errado, adverte o especialista. “Perder peso passa por fazer refeições menos calóricas, reduzir a quantidade de carne, beber dois litros e meio de água por dia e não deixar passar mais de três horas e meia sem comer, o que significa fazer entre cinco e seis refeições por dia.”

O tempo quente faz crescer o apetite pelas saladas, que – algumas delas – podem servir de refeição completa. Mas em vez da maionese, o nutricionista recomenda que se use, por exemplo, iogurte, com menos gordura. Estas são recomendações genéricas. Um plano alimentar específico deve ter em conta o peso, a idade, sexo e tipo de actividade do indivíduo.

Também a nutricionista Paula Veloso, cujas sugestões de ementas para perder peso o CM apresenta até final da semana, nota que “em tempo de Verão ou férias é mais fácil fazer regimes para emagrecer, porque, com o calor, o organismo necessita de menos energia, ao mesmo tempo que se conseguem fazer refeições mais ligeiras”.

DIETAS SEM MILAGRE

O apelo das dietas milagrosas – que prometem perdas de peso substanciais em poucos dias – renova-se todos os anos pela Primavera. Há a dieta da proteína, que proíbe o consumo de hidratos de carbono – pão, batatas, massas, arroz… – e permite quantidades de carne à discrição. Há a dieta do sangue, que aconselha determinados alimentos e interdita outros em função do tipo sanguíneo. Há a dieta da sopa, que consiste em alimentar-se apenas dela. Todas pecam porque retiram certos nutrientes da ementa.

Além de desequilibradas e potencialmente prejudiciais à saúde, as ‘dietas milagrosas’ têm outro vício – os seus efeitos não duram. “Perde-se peso muito rapidamente e ganha-se peso muito rapidamente”, constata Fernando Carvalho, notando que por isso tais dietas são vulgarmente chamadas “iô-iô”. Por outro lado, a perda súbita de peso não significa necessariamente um corpo bonito. Pode resultar, nomeadamente, no aparecimento de pouco estéticas estrias.

“Comer todos os tipos de alimentos contrariando os hábitos alimentares monótonos é um dos fundamentos de uma dieta equilibrada”, observa a médica endocrinologista Isabel do Carmo, recomendando “equilíbrio na ingestão dos diversos grupos de alimentos”: vegetais e frutos, leite e derivados, cereais, carnes e derivados proteicos e gorduras. Os vegetais e os frutos são os alimentos que convém ingerir em maior quantidade. Gorduras – azeite, óleos, manteigas e margarinas – e açúcares simples – provenientes de produtos de pastelaria e/ou sobremesas e snacks são necessários em doses muito pequenas.

“É possível perder uns quilos. Não todos os quilos. Mas o mais importante é manter as regras e ensinamentos para lá do Verão.” Palavra do nutricionista Fernando Carvalho.

PENSAMENTO POSITIVO E CONFIANÇA

Confiança e pensamento positivos são dois elementos fundamentais para o sucesso de uma dieta equilibrada. Ou seja, não vale a pena decidir pela alteração dos hábitos de alimentação quando prevalece a convicção íntima de que não se é capaz ou de que se é demasiado susceptível a doces tentações.

Quanto a estas, o melhor a fazer é antecipá-las e preparar a resposta. Quem está a fazer dieta pode perguntar-se, por exemplo, sobre o que há-de fazer se lhe oferecerem um gelado com chantilly. Não tem de recusá-lo. Pode aceitar e, caso lhe ofereçam outro, responder que está a saborear o primeiro.

O QUE FAL MAL – ALIMENTOS A EVITAR

– Açúcar e alimentos açucarados – bolos, chocolate, bolachas, gelados….

– Aperitivos – de queijo, cebola, presunto, batatas fritas…

– Frutos secos, cristalizados e em calda

– Natas e chantilly

– Manteiga; queijos gordos; molhos caseiros ou industriais

– Fritos e outros pratos confeccionados com muita gordura

– Carnes gordas, salsichas e outros produtos de charcutaria

– Refrigerantes e sumos concentrados; bebidas alcoólicas

O QUE FAZ BEM – COM CONTA, PESO E MEDIDA

– Leite magro ou meio gordo

– Iogurte magro

– Sopa de legumes

– Vegetais

– Carne (180 gramas por dia) ou equivalente

– 30 gramas (seis colheres de chá) de azeite ou gordura para todo o dia

EMENTA SEGUNDA-FEIRA: PLANO ALIMENTAR 1.700 CALORIAS SUGERIDO POR PAULA VELOSO, AUTORA DO LIVRO ‘DIETA SEM CASTIGO’

PEQUENO-ALMOÇO

– 240 ml de leite magro ou meio gordo

– 1 pão barrado com compota de morango

MERENDA DA MANHÃ

– 1 iogurte magro

– 3 bolachas Maria

ALMOÇO

– 1 sopa de legumes (base com farináceos fina e hortaliça com abundância)

– 1/2 sandes (ou 1 fatia) de pão de cereais com alface, cenoura ralada, frango assado desfiado, 4 azeitonas descaroçadas laminadas

– 1 peça de fruta

LANCHE 1

– 1 copo de leite magro ou meio gordo (120 ml)

– 1 pão com uma fatia de fiambre de frango

LANCHE 2

– 1 cenoura ou 1 maçã

JANTAR

– 1 prato de sopa

– Salada de pescada com maçã (‘Dieta sem castigo’, pág. 80)

CEIA

– 1 iogurte magro ou 120 ml de leite

– 3 colheres de sopa de cerais ricos em fibra

AZEITE OU GORDURA

– 30 g = 6 colheres de chá para todo o dia

NOTA: a perda de peso semanal depende do peso de cada um. Um indivíduo de 50 quilos perderá 47 gramas por semana. Quem pese 80 quilos vai perder 1027 gramas.

SUGESTÕES

RESPONSABILIDADE

Caso tenha decidido perder peso, tome nota: a responsabilidade é sua. O apoio dos amigos e da família é importante, mas emagrecer é um compromisso que assumiu consigo mesmo/a.

REALISMO

Não pense em diminuir três tamanhos em quatro semanas. Fixe metas realistas e recuse as dietas ‘milagrosas’ que lhe retiram energia e vontade de viver.

COMPROMISSO

Quando é que vai começar a fazer dieta? Escreva num papel a data do início da dieta e assine em baixo. Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Porque não começar já?

METAS SEMANAIS

Fixe metas semanais, como por exemplo beber mais água ou comer mais saladas. Realizar objectivos de curto prazo num caminho que é longo reforça a confiança.

DIÁRIO

Um caderno onde se faz o registo dos alimentos consumidos e dos exercícios praticados pode ajudá-lo/a a fazer dieta. Quanto precisar de motivação leia o que escreveu antes.

DESLIZES

Ninguém é perfeito. A vida faz-se de sucessos e insucessos. Não desista porque engordou um ou meio quilo numa semana. O mais importante é aprender a recuperar dos deslizes.

Fonte: Correio da Manhã

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …