EFSA Declara Aspartamo Seguro Para Consumo Humano

A EFSA – European Food Safety Authority (a agência de segurança alimentar europeia) concluiu que o edulcorante de sal de aspartamo é seguro para o consumo humano, refere aquela entidade em comunicado.

Este sal é utilizado como edulcorante desde há mais de 20 anos em muitos países de todo o mundo. Na União Europeia foi autorizado no ano de 2003. Contudo, desde que surgiu no mercado a sua segurança de utilização foi questionada, havendo cientistas que defendiam que este produto poderia ter potencial cancerígeno.

Um estudo realizado em 2005 pela Fundação Ramazzini, de Bolonha (Itália), asegurava que este edulcorante podia ser cancerígeno, pelo que aconselhava que fossem reavaliadas as normas para o seu consumo.

Partindo desse estudo, a EFSA encarregou um grupo de cientistas que investigasse o assunto. Segudo estes especialistas, o estudo da Fundação Ramazzini «apresenta uma série de problemas que tornam difícil a interpretação dos respectivos resultados».

Como refere a notícia do site Consuma Seguridad, o mais importante desses problemas é o facto de que existe uma grande incidência de enfermidades crónicas de inflamação dos pulmões e de outros órgãos em todos os grupos de animais estudados, incluindo aqueles a quem não foi administrado aspartamo. «Esse foi um grande factor de confusão», assegura a nota da EFSA.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …