Península de Setúbal foi a única região vitivinícola a crescer em 2010

A Península de Setúbal foi, até Setembro de 2010, a única região vitivinícola portuguesa a crescer em termos de quota de mercado nacional, aumentando 0,6 por cento em relação ao ano de 2009, segundo a análise da consultora Nielsen. Estes dados evidenciam o rápido e sustentado desenvolvimento do consumo dos vinhos certificados pela CVR Península de Setúbal, a nível nacional.

A difícil conjuntura económica não se reflecte no sector vitivinícola da região, que celebra a boa notícia com a realização da III Prova de Vinhos da Península de Setúbal, na Assembleia da República, no dia 3 de Março, pelas 18h30. A prova decorrerá no restaurante do edifício novo da Assembleia da República e contará com a presença do Presidente do Parlamento, Dr. Jaime Gama. A par dos produtores de vinhos da Península de Setúbal, marcarão ainda presença entidades regionais ligadas ao sector agro-alimentar, com especial enfoque no Queijo de Azeitão.

Henrique Soares, Presidente da Direcção da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal ressalva que “estes dados são, de facto, encorajadores e gratificantes para Península de Setúbal, mas o destaque vai por inteiro para o esforço e profissionalismo dos produtores da região que firmam, no mercado, a qualidade dos seus vinhos.”

Contrariando a tendência generalizada de recessão dos vinhos com certificação Regional e de Denominação de Origem e o aumento de consumo dos vinhos de mesa, a Península de Setúbal consolida-se, em 2010, como a terceira região que mais volume de vinhos de qualidade vende no mercado nacional, representando 9,3 por cento e sendo a única região com crescimento positivo. Outro dado relevante é a subida rápida e sustentada da produção dos vinhos certificados que, em 1995, era de 4,5 milhões de litros, em 2001 ascendia a 12,6 milhões e na produção de 2009 atingiu o valor recorde de 19,2 milhões de litros, mais 13 por cento do que em 2008.

A região da Península de Setúbal mantém assim o comportamento sustentado de reconhecimento da qualidade dos seus vinhos pelos consumidores ao longo dos últimos anos.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …